quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE BELAS ARTES

A AFBA – Associação Fluminense de Belas Artes é uma organização resultante da reunião natural e legal de artistas, criadores e herdeiros fluminenses e brasileiros na década de 1940, na antiga capital do Estado do Rio de Janeiro, cidade de Niterói, com personalidade jurídica de direito privado para a realização de objetivos comuns na educação, na arte, na cultura e nas belas artes.

Podem se filiar a ela os artistas, os artesãos, os criadores, os produtores, os estudantes e professores,conservadores e restauradores, os apreciadores e colecionadores, os profissionais de arte e de cultura, assim como os herdeiros e procuradores legais de artistas e autores.

A filiação individual a AFBA é gratuita no entanto existe uma pequena contribuição mensal associativa a ser paga por meio de um boleto bancário a ser requerido para a atual administração da AFBA em nome direto da Associação Fluminense de Belas Artes.

A AFBA não recebe direta e nem indiretamente qualquer tipo de verba governamental para sua manutenção.Sendo assim necessitamos em muito do compromisso e pontualidade das contribuições associativas para que desenvolvamos nossa vocação em prol do artista, da arte, da cultura e das Belas Artes.

Com o ato de filiação o nome do artista, criador e profissional passa a fazer parte de um rol de criadores e profissionais consultado diariamente por usuários ( galeristas, editores, produtores, agências, desenvolvedores de projetos culturais, colecionadores, investidores, etc.) de todo o mundo interessados em adquirir e utilizar as obras e as imagens artísticas. 

Ainda por força dos contratos e convênios que a atual AFBA passou a manter com mais de 20 sociedades, academias e associações nacionais e internacionais de educação, arte e cultura por conta do renome e credibilidade do atual presidente que atua no mercado de arte profissional a mais de 30 anos, cada novo filiado passa a ser representado em diversos estados e paises no meio artístico e cultural profissional ampliando as possibilidades de licenciamentos, vendas, encomendas, participação  e trabalho de suas obras pelo mundo inteiro.

Cada filiado receberá uma nova carteira-passaporte da AFBA personalizada com seu nome e/ou nome artístico, data e número de filiação  assim como o perspectivo retrato 3x4 colorido.A carteira-passaporte da AFBA terá uma vigência de 2 (dois) anos e ao mesmo tempo disponibilizará descontos progressivos nas compras e serviços realizados em qualquer local membro de nossa rede de profissionais e estabelecimentos comerciais  filiados a AFBA por todo o país e no exterior.

Em breve estaremos disponibilizando uma galeria virtual da AFBA para os filiados exporem suas obras e trabalhos, divulgarem mostras, exposições, workshops, promoções, e demais eventos ligados ao mundo da arte e da cultura.

Com o ato de filiação a AFBA não ficará de forma alguma autorizada a administrar os direitos autorais de suas obras, só a permissão em caráter gratuito do direito imagem e divulgação de seus dados artísticos plenamente para exposição virtual e física no propósito informativo, jornalístico e promocional da AFBA .

Os direitos autorais são administrados de acordo com a Lei de Direito Autoral n: 9610/98.


Documentos exigidos para filiação ou renovação  na AFBA :

-         Cópia Autenticada da Carteira de Identidade  pb ou colorida.
-         Copia Autenticada do CIC – antigo CPF          pb ou colorida.
-         Atestado de Residência – cópia de qualquer conta do titular.
-         3 retratos 3x4  coloridos.
-         Assinatura do contrato – proposta associativa.
-         Entrega de uma breve biografia  com especialidade.
   
  Para os antigos associados da AFBA que se encontram irregulares nas contribuições associativas, as documentações são as mesmas.
Mas será exigido o  pagamento de 3 mensalidades no ato da regularização contra a remissão total da dívida passada.

A AFBA só entregará ou enviará a Carteira-Passaporte da AFBA para os novos associados no prazo de até 2(dois) meses da primeira contribuição associativa ou com a quitação das 3 (três) parcelas para os antigos associados em situação irregular.

Gostaríamos de lembrar que todos os cargos de diretorias anteriores a esta nova gestão e títulos de representação fornecidos anteriormente a titulo gratuito encontram se suspensos por período indeterminado e todo aquele que usar indevidamente ,responderá na lei por ação cabível de falsidade ideológica e danos morais a AFBA.
Não existe remissão do compromisso associativo para ninguém.Sendo assim para aqueles que não contribuem a muito tempo com a AFBA por favor regularizem seus débitos como antigos associados e não exponham falsas informações na internet ou a onde for.
Tais informações incorretas alem de serem uma questão ilegal é sempre também uma imperfeição profissional, moral e ética. 

Em caso de duvida e maiores informações por favor envie nos um e-mail para culturaafba@gmail.com   ou  pelo formulário de contato de nossa página oficial  www.afbabrasil.org


Dr. RICARDO  V.  BARRADAS.
Presidente da AFBA – EFBA.

Tesouraria e Conselho Fiscal da AFBA – EFBA.