quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE BELAS ARTES - NOVOS RUMOS


À AFBA - Associação Fluminense de Belas Artes que durante muitos anos manteve a EFBA - Escola Fluminense de Belas Artes, na cidade de Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro - Brasil, nunca foi uma Academia.

Por mais que durante muito tempo agraciou artistas, profissionais das artes e da cultura, personalidades religiosas, civis e militares, políticos, e cidadãos com vários tipos de medalhas, diplomas e títulos, sua função original não é e nunca foi esta.


Mas qual a função da AFBA ? 


As funções principais da AFBA são várias, tais como:

Educacional, representativa, social e política.

Educacional, na promoção de cursos iniciais e profissionais, práticos e teóricos, para os setores das artes e da cultura fluminense, brasileira e internacional, por meio da EFBA e de outras plataformas.


Representativa, ser uma entidade associativa e representativa buscando justa participação e boas e novas oportunidades para que todos os artistas plásticos e visuais, designers, atores e agentes da cultura popular tenham um lugar nos eventos educacionais, artísticos, culturais e de entretenimento ocorridos no Estado e no País. 


Social, ser uma entidade organizadora de um plano de saúde conjunto, um seguro de acidentes, seguro de obras de arte. Desenvolver um setor jurídico específico e representativo para o setor da festa, do ensino das belas artes e artes visuais, da profissão de artista plástico, artífice, professores e alunos.Assim como o amparo legal no direito de expor seu trabalho e salvaguardar o direito autoral nas artes plásticas e todas propriedades artísticas intelectuais e formais.Como também desenvolver plataformas viáveis de projetos de registro, memória e catalogação para os diferentes tipos de arte, de artistas, e dos herdeiros legais do artista já falecido que hoje vivem sem qualquer parcela do direito autoral herdado correspondente. ( Particularmente esta função, vem sendo pleiteada as autoridades de cultura no país por Ricardo V. Barradas, a muitos anos....e agora com a re organização da AFBA, por certo ficará mais forte).


E Política, em todas as formas. Desde buscando novas e efetivas políticas culturais,

educacionais e artísticas, como também exigindo dos políticos o compromissos assumidos em campanha, e eleitos pelos votos de profissionais do setor.
Buscar o CPF da Artes Plásticas e Visuais, Belas Artes e da Cultura, em todas as esferas, municipais, estadual e federal.
C de Conselho de Cultura, P de Plano de Cultura e F de Fundo de Cultura.

Estas são algumas das novas idéias e ideais, novas possíveis conquistas e novos rumos emanados da atual presidência, vice presidência e de toda diretoria por unanimidade da A F B A  -  ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE BELAS ARTES.


Elas são boas, são muito boas, mas não podemos esquecer que a associação, a AFBA  vive de associados. O trabalho de cada diretor e do próprio presidente e vice-presidente não é remunerado. Confessamos abertamente que muitos foram os gastos financeiros disponibilizados e doados para a entidade exclusivamente pela atual presidência do Dr. Ricardo V. Barradas, para tentar recuperar esta instituição histórica e tradicional das belas artes fluminense, carioca, brasileira e internacional.


Mas o reforço destas tentativas até aqui conquistadas pela generosidade da atual presidência em breve deverá tomar mais corpo e ter consonância com a contribuição associativa mensal, de cada artista ligado a ela. e de outros novos artistas, estudantes, amadores e profissionais.


Esta futura contribuição associativa é e sempre será exclusivamente para a entidade.


Estamos certos que haverá um grande número de contribuições espontâneas vindas de imponentes e importantes artistas e personalidades ativas do nosso próprio meio artístico, educacional e cultural que exibem na internet por honra e mérito, lindas medalhas, títulos, condecorações, diplomas concedidos no passado pela AFBA . 


Não temos nada contra as medalhas e premiações quando devidas mas acreditamos que a função e o objetivo de uma entidade antiga e tradicional como a nossa querida AFBA , não seja só esta.Mas para isto precisamos de uma renovada aliança com antigos associados e com novos a se associarem indicados pelos já associados.


Desde já nossos mais sinceros agradecimentos, a estes associados e amigos, justos e fiéis comprometidos com a AFBA , as Belas Artes e a Educação e Cultura em nosso país.