sábado, 14 de dezembro de 2019

Dr. Ricardo Vianna Barradas - Um Verdadeiro Mestre em Arte e Cultura e um Marchand Brasileiro.



Nosso presidente da Associação Fluminense de Belas Artes, Dr. Ricardo Vianna Barradas tem sido homenageado por seus trabalhos em prol da Arte e da Cultura, como um dos mais notáveis marchand brasileiros da atual geração. Hoje desenvolve trabalhos singulares, que foram iniciados de forma pioneira e vanguardista na instrumentalização da arte e da cultura como plataformas de inclusão, educação, identidade e cidadania, assim como plataforma de diminuição da miséria e atenuação social dos invisíveis que sobrevivem a duras penas nos lugares mais baixos da piramide econômica dentro do consumismo selvagem. Ricardo V. Barradas, divide seu tempo entre palestras em work-shopping, palestras pelo meio acadêmico em diversas universidades, entrevistas, curadorias, confecções de artigos, consultorias a museus, instituições publicas e particulares, acompanhamento a diversos colecionadores no Brasil e no exterior. O nosso presidente Ricardo V. Barradas, escreve ensaios, cronicas e pensamentos, que segundo sua modéstia não permite que seja chamado de escritor, pois segundo ele, acredita que seja e sempre foi uma pessoa de muitas perguntas um contumaz pensador. Ao longo dos anos, ele tem se dedicado ao estudo, pesquisa e ao colecionismo patrimonial da arte da cultura negra joalheira brasileira, no capitulo das famosas Joias de Crioula - que são todos os adereços pertencente vergonhosamente a beleza dos escravos dentro da sociedade escravagista do Brasil principalmente no seculo XIX. Ricardo V. Barradas, também vem se dedicando a mais de 40 anos, ao estudo, pesquisa e ao colecionismo das bonecas karajás, Ritxòkò ou Licocós. Hoje através de vários anos de lutas em prol da cultura brasileira, de propagação do conhecimento e da ideia, se sente gratificado pelo reconhecimento mesmo que tardio, da cultura das bonecas karajá como patrimônio imaterial brasileiro, a boneca Ritxòkò (bonecas de cerâmica no dialeto feminino iný) simbolizam a identidade cultural ancestral de todo povo, nação e etnia indígena Karajá. Ao representar cenas do cotidiano e dos ciclos rituais, as Ritxòkò ocupam papel fundamental na educação das crianças e na preservação da milenar cultura Karajá.
O reconhecimento como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) veio só em 2012, graças à uma ação conjunta de diversos pesquisadores nacionais, e o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás a UFG. Ricardo V. Barradas, iniciou sua coleção por meio de oportunidades em prol do estudo e das pesquisas, no período que viveu na Amazônia Brasileira, época que se dividia entre o aprendizado do folclore amazônico pelo discipulado com o artista e antropólogo amazonense Moacir Andrade e pelas pesquisas das bonecas Ritxòkò. Por mais que Barradas, tenha vindo para o Rio de Janeiro, diversas vezes voltou a Amazônia e ao Centro Oeste para realizações de novas pesquisas, como sempre esteve muito ligado ao tema e assunto. Já no Rio de Janeiro, em Copacabana entre conversas com mestres da educação e da cultura brasileira, teve a grata satisfação de conhecer dois raros exemplares da Cultura Ritxòkò brasileira, com então saudoso amigo professor Darcy Ribeiro. Eram dois exemplares, recebido como presente pessoal por Darcy na inauguração do Parque Indígena do Xingu, anteriormente Parque Nacional Indígena do Xingu, que é uma terra indígena brasileira considerada ainda hoje a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo inteiro. 
Foi criado inicialmente em 1961 pelo então Presidente Jânio Quadro , tendo sido a primeira reserva de terra indígena homologada pelo governo federal. Seus principais idealizadores foram os famoso sertanistas brasileiros os irmãos Villas Boas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo e então funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, Professor Darcy Ribeiro. Um destes raros, históricos e imensuráveis exemplares encontra se exposto em homenagem ao intelectual Darcy Ribeiro, responsável pela criação do projeto conceitual e cultural do Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, e o outro hoje pertence a coleção Professora Margareth Vianna Barradas, saudosa irmã cacula de Ricardo, com quem homenageia em seu nome a famosa coleção. Atualmente pode ser considerada uma das mais importantes coleções do gênero no mundo, que conta com mais de 300 exemplares, alguns muito antigos e de extrema beleza, razão pela qual quando se escreve algo sobre o assunto, instituições publicas e privadas ilustram com exemplares particulares desta coleção, e muitas das vezes infelizmente não creditadas. Nosso presidente Ricardo V. Barradas, não deve ser considerado só um teórico, pois sobretudo vem desempenhando um importante papel como ativista cultura brasileiro da sociedade civil. Nunca ocupou nenhum cargo da administração publica, por mais que tenha recebido ao longo dos anos inúmeros convites de governanças e partidos, em âmbito estaduais, municipais e federal para os setores das artes, historia, educação, cultura e patrimônio. Ele tem por vocação o enciclopedismo universal e a generosidade acadêmica do pouco que dizem que ele sabe. Por isto tem tão grande reconhecimento brasileiro e internacional e com muito orgulho ratificamos, e saudamos Dr. Ricardo Vianna Barradas como nosso inigualável presidente.  


Diretoria Cultural da AFBA.